Inquérito sobre Hábitos de Consumo

Os alunos da turma H (EFA B3) elaboraram uma atividade integradora sobre a temática do "O Consumo" - Tema de Vida.

O referido trabalho foi desenvolvido nas sessões das áreas de Competência-chave de TIC, MV e LC de acordo com as seguintes etapas:

  1. Elaboração do inquérito (em Word);
  2. Aplicação do inquérito à população escolar do ensino noturno;
  3. Tratamento do inquérito em Excel;
  1. Análise e conclusões.

Para estudarmos os hábitos de consumo dos Portugueses, inquirimos 80 pessoas escolhidas aleatoriamente os alunos dos cursos noturnos da escola. Os resultados encontram-se expressos nos gráficos (3).

A partir das respostas à pergunta 1, concluímos que os portugueses não têm o hábito de planear os seus gastos. O consumo é feito à medida das necessidades, (69%) dos inquiridos.

 Apesar disso, a grande maioria (86%) opta por comprar nos hipermercados ou supermercados em vez das mercearias cujos preços são mais elevados.

 Metade dos inquiridos diz fazer lista de compras, enquanto (24%) faz às vezes e apenas (26%) nunca faz. Não conseguimos inferir grandes conclusões destes dados.

 Somente (11%) dos inquiridos atende apenas à qualidade dos produtos, contra (31%) que atende apenas ao preço e (58%) à relação entre preços e qualidade. Estes dados são representativos das dificuldades económicas que se fazem sentir entre os portugueses. Desta forma, é natural aparecerem somente (16%) dos inquiridos a preferir produtos de marca. Os restantes ou preferem a marca branca (38%), ou é-lhes indiferente serem de marca ou não (46%).

É significativo o facto de apenas (13%) dos inquiridos possuir cartão de crédito. Significa que o universo dos inquiridos é composto por pessoas de baixo rendimento, sendo que a maioria nem os cartões de crédito dos supermercados usa: (3%) utiliza o crédito, sendo que os restantes pagam as compras com carão de débito ou dinheiro.

 

Momentos mais Importantes

No âmbito da unidade A de LE, no subtópico "descrever ações e experiências terminadas no passado", solicitou-se aos formandos da turma H (EFA B3) que produzissem enunciados curtos sobre alguns dos momentos mais importantes das suas vidas. Estes formandos que têm uma riqueza de experiências que se deve valorizar, aderiram muito bem à atividade e, a parte difícil foi selecionar os momentos, porque a vontade de os partilhar era muita. Foi um desafio conseguido e, se aqui não são publicados mais trabalhos, deve-se apenas ao cariz pessoal dos mesmos.

Trabalhos:

 

Mass-Media

No âmbito dos conteúdos programáticos da disciplina Cidadania e Empregabilidade, e no contexto do tema “O Consumo” escolhido pelos formandos da Turma H (EFA B3), no ano letivo transato, foram realizados trabalhos acerca dos Mass-Media. Os alunos escolheram trabalhar os meios de comunicação seguintes - o cinema, a televisão. a rádio e a imprensa escrita. Os alunos pesquisaram, selecionaram, trataram a informação , e produziram PowerPoint como produto final.

Trabalhos:

  • Ilda Cândido, Luís Felício e Joaquim Batalha

 
  • António Pires, Magalhães Salomão, Ana Luísa e Salete Filipe.

 
  • Beatriz Raposo, Rosa Jardim, Luísa Figueiredo e Carlos Pires.

 

 

Navegar é preciso…Viver não é preciso…

Diziam os antigos marinheiros do Báltico. E no entanto, muito bem sabiam eles que navegar era preciso, precisamente para viverem!

Para nós outros, que não somos marinheiros, navegar, sem ser preciso, pode ajudar muito a viver. 

Foi o que procurámos saber junto dos formandos da turma B3-I: até que ponto navegar, - que pode ser em terra ou pelos ares – que pode ser de malas às costas ou em sonhos - os tem ajudado a viver.

Este é um breve conjunto de relatos de viagens, viajadas ou sonhadas, num espaço de não mais de uma folha A4 e uma ou duas imagens para ajudar a ver… porque recordar e sonhar é sempre preciso!

O formador

José Alberto Barata

Maio de 2013

Trabalhos:

 

Viagem de sonho

Os alunos da turma J (EFA B3) realizaram um trabalho de pesquisa, nas áreas de LC e CE, subordinado ao título "A minha viagem de sonho", integrado no Tema de Vida "A Viagem".

Trabalhos:

 

Rotina diária

No âmbito da unidade de competência B (LE-Inglês), com intuito de concluir a temática "Rotina diária" os adultos do EFA B3 (turmas H, I e J) realizaram apresentações com a rotina diária de uma personagem à sua escolha. Possibilita-se assim uma coordenação dos conhecimentos adquiridos em TIC e competências na língua inglesa de forma lúdico-didática.

Trabalhos:

Desenho livre

No âmbito da unidade de competência C, os formandos do curso EFA B3 (turma H e I) realizaram desenhos com recurso à utilização das formas automáticas e de inserção de imagens. Possibilitou-se assim a consolidação de competências adquiridas em TIC de uma forma lúdico-didática.

Nilza

Turma I

Beatriz Raposo Turma H

 

Sob o signo da viagem

Os alunos da turma J (EFA B3) fizeram um trabalho sobre a temática da "viagem" - Tema de Vida.

O referido trabalho foi realizado de acordo com as seguintes etapas:

  1. Pesquisa de poemas, provérbios, frases célebres, citações;
  2. Pesquisa de imagem que ilustre o texto;
  3. Pesquisa sobre o autor do texto;
  4. Comentário/opinião do formando:
  5. Edição e composição de um trabalho no Word.
Trabalhos:

 

Árvore genealógica

Os formandos das turmas H e J (EFA B3) criaram as suas árvores genealógicas nas áreas de LE-Inglês e TIC.

A árvore genealógica é "uma representação gráfica genealógica para mostrar as ligações familiares entre indivíduos, com os seus nomes e algumas vezes, datas e lugares de nascimento, casamento, fotos e falecimento". (In: Wikipédia)

A imagem seguinte representa a árvore genealógica da formanda Telma (turma J).

A imagem seguinte representa a árvore genealógica do formando António (turma H).

A imagem seguinte representa a árvore genealógica da formanda Salete (turma H).

My Family Tree

Hello, my name is Salete, I am seventy-three years old. I have got one daughter Angela, she is 49 years old.

José and Maria are my parents, they have got five children, Me, Salete, my brother, Elidio, my sisters Maria, Fatima and Laurinda.

My daughter is married to Pedro, they have two children, Catarina, twenty- three years old, and Daniel, nineteen years old; Catarina and Daniel are my grandchildren.

My sister Maria is married to Manuel; they have a son, Gabriel, and two granddaughters, Catarina and Gabriela.

My sister Fatima has one daughter, and two grandchildren.

My sister Laurinda is married and has no children.

My brother is married to Lourdes, she is my sister- in-law, they have two children, and four grandchildren.

This is my family tree. (Salete, Turma H)

Outros Trabalhos:

Tradições de Natal

No âmbito da quadra festiva que vivemos,os formandos da turma J (EFA B3) realizaram um trabalho de pesquisa sobre "Tradições de Natal", em Portugal e no Mundo.

Para ver o trabalho realizado pela formanda Cecília clique aqui.

 

Cartazes com provérbios sobre o tema "Trabalho"

A turma J (EFA B3) realizou uma atividade, criação de um cartaz, integrada no tema de vida Trabalho / Empregabilidade. A tarefa consistiu em:

  1. Utilização do Word para o layout do cartaz;
  2. Pesquisa na internet, de provérbios, sobre "trabalho" e pesquisa de imagens adequadas aos provérbios.

Alguns dos cartazes criados pelos alunos, respetivamente, Ana Pacheco, Paulo Pilroto, Ruben Venâncio, Sara Fernandes, Telma Ferreirinha.

 

 


Contacto

EFA Cacilhas-Tejo

Praça Gil Vicente
2804-506 Cacilhas
Almada - Portugal


Tel: 212736220